Correio Popular Notícia





Fisioterapeuta assume direção do Pasi

Data da notícia: 01/02/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120202d1.jpg[/IMG] (Da Redação) Os idosos cadastrados no Pasi (Programa de Atenção à Saúde do Idoso) participaram na manhã de ontem (1º) de uma reunião para conhecer a nova diretora do programa, marcar a reavaliação e comemorar o reinício da hidroterapia. O encontro aconteceu no auditório da CRE (Coodenadoria Regional de Educação), antiga Representação de Ensino em Ji-Paraná.
O secretário municipal de Saúde, médico Abrahim Chamma e a diretora do Dab (Departamento de Atenção Básica), Francielle Lovo apresentaram para os idosos a nova diretora do Pasi, a fisioterapeuta Silvana Elisa Zanelato. ?A nova diretora oferecerá toda a atenção necessária para que os idosos recebam as informações necessárias para ter melhor qualidade de vida?, disse Abrahim Chamma, que deu as boas vindas ao grupo.
Segundo Silvana Zanelato, as reavaliações serão feitas por três fisioterapeutas a partir da próxima quarta-feira (8) na sala do Pasi, situada na Semusa (Secretaria Municipal de Saúde). Ela disse ainda que a reavaliação será por ordem de chegada e que os idosos deverão levar cópia do RG, carteira de vacinação e exames médicos. ?Neste ano teremos 200 homens e mulheres acima de 60 anos participando da hidroterapia. Mudaremos as aulas para o período da manhã de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 10h30, na Splash Hidroacademia; realizaremos palestras educativas, entre outras ações. Provavelmente as aulas vão reiniciar no dia 5 de março?, informou a diretora do Pasi.
Fortalecimento da musculatura, relaxamento das articulações, melhoramento do equilíbrio são alguns dos benefícios da hidroterapia para as pessoas da Terceira Idade. De acordo com a idosa Maria Joana de Almeida, de 67 anos, ela faz hidroterapia há três anos e teve melhorias na qualidade de vida. ?Com a hidroterapia me sinto mais disposta, melhorou minha autoestima e estou mais feliz?, comentou Maria Joana.
Abrahim Chamma disse que o Pasi é uma referência no Estado de Rondônia e, segundo informação da 1ª Gerência Regional de Saúde, será usado como modelo para implantação do Pasi nos municípios da regional de Ji-Paraná. ?A hidroterapia para idosos visa o bem-estar cotidiano e a melhoria de sua qualidade de vida, com exercícios e atividades que proporcionam maior liberdade de movimento, flexibilidade, equilíbrio e manutenção do sistema cardiovascular, além de ampliar os mecanismos de socialização, a autoestima e favorecer o conhecimento de suas reais capacidades e potencialidades?, afirmou o secretário.

BENEFICIO DA HIDROTERAPIA - A hidroterapia pode atuar: Melhorando a capacidade reduzida, com o efeito da pressão hidrostática e pela temperatura mais elevada da água; Facilitando na execução de exercícios de intensidade moderada; Facilitando a execução de atividades e movimentos que são difíceis ou impossíveis de serem realizadas fora da água; Melhorando a capacidade de restabelecer a homeostase; Melhorando a força e resistência muscular; Facilitando o trabalho de pacientes com problemas degenerativos nos ossos, articulações e tendões; Diminui a susceptibilidade destes pacientes à dor e novas lesões; Melhora o equilíbrio coordenação neuromuscular comprometidos; Trata de desordens da marcha senil e problemas no aparelho locomotor; Aumentando a capacidade de auto-suficiência e bem-estar geral; Mantendo e aprimorando a flexibilidade, coordenação e equilíbrio; Maximizando o contato social e o prazer pela vida; Aumentando o controle de peso e da nutrição; Melhorando a digestão e reduzindo as constipações; Promovendo o relaxamento; e Aliviando ansiedades, insônia e depressão; Sustentando o vigor sexual. Com informações da Ascom/Semusa.

Fonte:






Noticia vista 1935 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.